"A alimentação constitui a força maiz tenaz que liga o grupo humano ao meio natural que lhe fornece os meios de subsistência"
Josué de Castro


Apresentação

O continente historicamente denominado de “Novo Mundo” pelos europeus, às Américas do Norte, Sul e Central são o berço de grandes civilizações onde foram criados avançados sistemas culturais alimentares. Como resultado, estas civilizações construíram patrimônios culturais alimentares materiais e imateriais reconhecidos por inúmeros estudos e pesquisas. Reconhecido como campo interdisciplinar, a cultura alimentar revela-se como dimensão estratégica para estimular a reflexão e a compreensão da problemática alimentar e nutricional deste continente.

O Programa de Alimentação, Saúde e Cultura da Fiocruz Brasília vem desde 2006 atuando na construção de eventos científicos e produção científica sobre o tema da cultura alimentar no Brasil com a participação de pesquisadores das Américas. Nestas ocasiões foi reconhecido a importância de criar um instrumento de divulgação científica. O que determinou o apoio de instituições de fomento públicas brasileiras como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), para a criação da RACA- Revista de Alimentação e Cultura das Américas.